quarta-feira, 27 de junho de 2007

Medir a acessibilidade na web

Terminado o prazo da experiência de aqui falámos, já possível conhecer as conclusões - os sites analisados parecem ter passado o exame.

Relatório Vector21 sobre Acessibilidade Web em Portugal

Já é possível efectuar o download gratuito do
Relatório Vector21 sobre Acessibilidade Web em Portugal.

Tendo por base a iniciativa Integra21 - As Acessibilidades Web em Portugal Vistas pelas Mãos de um Cego - que decorreu entre 5 e 15 de Junho, foi aplicada a metodologia Índice Potencial Digital Vector21®, tendo sido criado um novo índice, o Índice Vector21 de Acessibilidade®.

Através desta metodologia, que utiliza uma escala de 1 a 7, pretendeu-se medir o nível de acessibilidade dos sítios portugueses, tendo como indicadores de análise os seguintes items: Sites com links, Sites sem excesso de informação, Sites com boa legendagem, Sites com frames que não causam nenhuma perturbação na navegação, Sites com Flash que não causam nenhuma perturbação na navegação, Sites com pop-ups que não causam nenhuma perturbação na navegação, Sites com Conteudos alternativos ao Javascript, Sites com DHTML e Sites com CSS.

Os duzentos sites analisados durante o Integra21, foram segmentados em 4 grandes áreas, Geral, e-Gov, e-Com e Empresas de modo a perceber as diferenças de Acessibilidade destes tipos de sites.

A análise realizada concluiu que estes quatro segmentos obtiveram um nível médio de acessibilidade de 5 na escala do Índice Vector21 de Acessibilidade, que corresponde a um valor ALTO.

Os dados detalhados poderão ser consultados no relatório que se encontra disponível no site Vector21.com.


Notícias daqui.

Sem comentários: